Tratamentos

Massagem Terapêutica

A Massagem Terapêutica ou Massoterapia é uma prática terapêutica reabilitadora e preventiva que se realiza através da massagem dos músculos e tecidos conjuntivos, geralmente realizada com as mãos. Assim, a massoterapia assenta em sólidas competências científicas, engloba diversas técnicas de massagem, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos diferentes sistemas do corpo humano, nomeadamente o sistema músculo-esquelético.

 

Massagem desportiva


A massagem esportiva é uma manipulação particular que prepara, relaxa e ajuda atletas (agonistas e amadores) e não. Pode ser útil antes e depois do treino, bem como antes, durante e depois de uma competição. Existem técnicas específicas para o esporte do qual o atleta em questão participa. E, geralmente, as manobras se concentram nas áreas do corpo mais utilizadas e estressadas por movimentos repetitivos e muitas vezes agressivos (geralmente as extremidades).

 

Drenagem linfática manual



A drenagem linfática ou "drenagem linfática manual" é um tipo particular de massagem realizada em áreas do corpo com uma redução excessiva da circulação linfática e estagnação de fluidos. Após um curso de tratamentos, uma redução de vários centímetros pode ser alcançada com base no tamanho inicial de várias partes do corpo.

 

Massagem clássica

A massagem Clássica ou Sueca é uma massagem descontraturante, relaxante, revigorante e drenante. Também atua na circulação sanguínea e linfática e é útil na prevenção de gordura e celulite. Geralmente é realizado em todo o corpo, mas tendo entre eles manobras bastante livres e sequências não rígidas, também pode ser realizado apenas em partes individuais. É feito com óleo de massagem e na cama.

 

Bandagem neuromuscular e bandagem

A bandagem funcional é um tipo de técnica de imobilização parcial utilizada para lesões de tendões, músculos e ligamentos. É chamada de "imobilização parcial" porque a bandagem limita ligeiramente a mobilidade na direção do movimento em que a dor aparece, para não agravar a dor, mas permite outros movimentos articulares. A vantagem desse tipo de curativo é que evita o desconforto da imobilização completa (perda de massa muscular, risco de perda de densidade óssea ou osteoporose, problemas de circulação, tromboembolismo, etc.). Ele também atua como um suporte para a articulação, proporcionando uma amplitude relativa de movimento. O Neuro Muscular Taping (TNM) é um método não invasivo e não farmacológico que, ao aplicar uma fita adesiva e elástica com características mecânicas particulares, proporciona uma estimulação capaz de criar espaço entre os tecidos, favorecendo o metabolismo celular, ativando o natural. a capacidade do corpo de se curar e normalizar a propriocepção neuromuscular. A aplicação da fita (curativo) na pele tem efeito terapêutico local direto e remoto via reflexo.

Derramamento de cicatrizes

Para quem sofreu uma operação ou um trauma, que relatou recentemente uma cicatriz, pode ser útil tratá-la para evitar a formação de aderências ou quelóides que irão criar desequilíbrios, tensões e inflamação.

 

Massagem miofascial

A massagem miofascial é uma técnica de massagem que atua em profundidade atuando na fáscia do músculo e na aponeurose estrutural, ou seja, no tecido conjuntivo resistente que reveste os ventres musculares, os une e permite seu deslizamento mútuo. É uma terapia manual que não atua nos músculos, mas entre os músculos. Para a prática da massagem miofascial, o profissional lança mão das mãos, nós dos dedos, antebraços, cotovelos, novamente de acordo com a área e a gravidade a ser tratada, entre as habilidades manuais utilizadas encontramos alongamentos suaves, porém profundos, trações e compressões. É uma massagem lenta e rítmica, localizada na área afetada, o operador movimenta os planos sob a pele com os dedos, enganchando e movendo-se transversalmente à linha do tecido afetado. Este tecido pode sofrer "densificações" que limitam sua mobilidade normal, ocasionando problemas musculares, articulares, posturais e teciduais em geral.